Obras de Gil Vicente gera polêmica na Bienal

A coleção "Inimigos"  tem despertado a atenção dos visitantes da 29° Bienal em São Paulo. 
Em uma serie contendo nove desenhos em auto - retrato, o artista Gil Vicente protagoniza  cenas de atentado à diversos líderes no Brasil e no mundo, entre eles o presidente Lula, a rainha Elizabeth, o papa Bento XVI e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
 Veja as imagens da exposição:  









publicadas originalmente em: http://bstumpf.wordpress.com/

 Apologia ao crime X liberdade de expressão


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu na última semana que os desenhos sejam retirados da exposição por caracterizarem apologia ao crime. 
Em nota a imprensa, os organizadores responderam que "um valor fundamental da instituição é a independência curatorial e a liberdade de expressão" e que "os desenhos citados traduzem um incômodo do artista diante dos modos de representação políticas vigentes".

16 comentários:

André disse...

Vi uma reportagem na tv e achei intrigante sobre essas obras, mais é a liberdade de expressão. Claro que temos que ver o lado e reações das pessoas nas imagens.
Seguir

PENHA''' disse...

Acho que toda a arte deve ser respeitada,
cada um sabe o que vê, lê e fala,
acho que a censura só tira a liberdade.
Não acredito que isso influencie alguém a praticar crimes.

Pedro Prado disse...

A censura tá voltando?
O cara só se expressou, está super certo, essas pessoas só fazem merda.
Se alguém não puder se expressar, nós chegaremos em um ponto em que viver será impossível.

bruno rodriguês. disse...

aff, isso que dá desenhar o que se pensa? a mente é livre pra pensar, e em um artista, é possivel ser retranspasado para um papel, e isso e apologia ao crime... pra in ta mais pra frescura! otimo post!

Anônimo disse...

da hora! ;]

Carlos Assis disse...

Olá, Lopes!

Estou passando aqui para agradecer a visita e o comentário no Sétima Aula. Gostei muito do seu blog, parabéns! Vou voltar mais vezes.

Um abraço.

Anônimo disse...

Censura. E nada mais.

Parabens pelo blog, a seriedade e diferencial.


Estou te seguindo, siga-me por favor.

http://amplitudeb.blogspot.com

Anônimo disse...

kra desenha muito... puta artista... qto a polêmica ele conseguiu chamar a atenção para a sua arte... tudo é estado de espírito rsss

legal o seu blog, visitenos tmbm e comente... gostando siga q t seguiremos tmbm

http://mikaelmoraes.blogspot.com

Marcos Costa Melo disse...

Acho que proibir é uma tolice.

Custo a acreditar que alguém vá olhar o desenho e querer repetir o que está lá.

O artista se expressa e cada um avalia como quiser (ou puder).

disse...

Quando li o título achei que fosse sobre o escrito portugues de 1600...
rsrsrsrs
Surreal confundir os 'vicentes'...
Bem... até quanto arte é questionavel???
Mas nao deixa de ser censura, né?
Bjss

de Oz disse...

bem interessante a maneira de expressar...e apoio sempre a liberdade. Se for para retirar os desenhos da exposição por caracterizarem apologia ao crime, a OAB teria que tirar a mioria dos telejornais do ar!!!!

Eduardo o/ disse...

bom questionamento

mas algumas coisas que ele fez chegam ao ridículo

http://oarlecrim.blogspot.com/

Ju Boaventura disse...

Ah, eu achei muito bom os desenhos, meio polemicos, mas não concordo que seja uma apologia ao crime.
http://wellju.blogspot.com

-Catarina Ribeiro- disse...

Tudo bem que não agradou muitas pessoas nao que eu aprove esse lance do crime, é claro, mas a ideia foi original.
Beijos

♥♥NaNnA BeZeRrA♥♥ disse...

A arte de tão subjetiva nos confude da mesma maneira que atrai. Entendo pouco de Bienais, mas de gente eu sei, e a violencia q nos assola por inteiro, do Oiapoque ao Chuí, já deu! Acho q Arte é para enfeitar a vida e me senti estagnada diante dos desenhos. A mensagem, para um bom entendedor, pderá até ser memorável, mas eu passo a vez...rsrsrs
Te gradeço o comentario carinhoso lá no meu texto e te digo sim: As aguas do Espírito Santo são sensacionais!!!
Abraços e volte sempre!

♥♥NaNnA BeZeRrA♥♥ disse...

Oi, Lopes, prazeiraço estar aqui contigo!
Faz tempo que o belo e o artístico deixou de estar em evidência. Hoje o q desperta a atenção é a violência, o feio/maldito. A dor. E isso eu não entendo. Não sei qual é o prazer de se propagar o mal. Voce sabe? Não sei se a Ordem pode impedir a exposição, até acho q n deveria. Mas, arte deveria de ser sinônimo de "despertar a conciência através do belo".
Adorei seu comentário lá no meu cantinho, viu?
E realmente as águas do Espírito Santo são abençoadas!
Um forte abraço e parabéns pelo seu espaço...
♥Nanna♥