
Uma missão dificíl de se mensurar. Afinal, moradores de rua não tem endereço fixo e isso dificultaria qualquer processo de contagem no IBGE, que atualmente estima que existe mais de 1 milhão de pessoas vivendo nas ruas e praças do nosso país.
Vagabundo, drogado, bebado, ladrão... Vários são os adjetivos que caracterizam e estereotipam socialmente aqueles que vivem nas ruas, em condições precárias.
Existem varias pessoas que não tem onde morar, que se envolve com entorpecentes, e se nega a receber um tratamento adequado ou ir para um albergue; fatos como estes são comuns em diversas cidades brasileiras. Em consonância a este cenário a falta de oportunidade e as desigualdades relega muitos a um papel marginal, não cabe a ninguém negar um quadro social comprovado estatiscamente, que a renda no Brasil esta concentrada na mãos de poucos, e que a grande massa encontra diversas barreiras para sobreviver com o que tem.
Em meio a diversos fatores, um fato chama atenção.
Após prestar 5 concurssos, em dois anos, um ex morador de rua passa em um concursso no banco, e assume o cargo de auxiliar adiministrativo.
Com esforço e dedicação ele transpôs cada pedra do caminho, e com elas ele terá a possibilidade de construir um novo capitulo da sua historia. Foram 12 anos morando nas ruas. E que venha novas possibilidades.
19 comentários:
Parabéns pelo blog!
A Cultura é um assunto muito lindo de ser debatido!
A questão da aceitação do outro, da cultura do outro e a questão do etnocentrismo em meio a pluralidade cultural! Continue firme na ideia
Meu blog tem um artigo sobre a pluralidade cultural no Brasil. Ver categoria Comportamento.
www.sinaldoluna.blogspot.com
SinaldoLuna"
É triste os fatos,mais é real.
E agora gastaram bilhões no RIO 2006.
Ninguém merece...
Abraços
Estatísticas são frias e não levam em conta fatores individuais e humanos. Muita coisa pode levar uma pessoa a ficar à margem da sociedade. Estereótipos e rótulos não ajudam em nada.
è dificil abordar um problemas desses que temos não só nas grandes metrópoles, mas até em pequenas cidades espalhadas pelo país inteiro. São pessoas que acabam tomando rumos diferentes na vida, e no final acabam na rua por diversos motivos. Existem muito lugares, organizações e pessoas que ajudam do jeito que podem, doando alimentos, roupas e até dinheiro. Mesmo assim, é muito difícil (mas não impossivel) dar um bom rumo para esses pessoas, com oportunidades de vida.
Querido amigo avassalador... linda historia. um exemplo...
gostaria que fosse a regra e nunca a excessão.
Parabéns pelo blog!
MUITO BOM MSM! :D
Pois é,
Onde se mora não diz quem se é.
O que não nos falta são gênios de bar e antas acadêmicas.
E vice e viersa, claro.
Exatamente!
E agora lhe pergunto: por acaso o governo pensa nisso? Ou apenas em garantir as Olimpíadas de 2016? Será essa olimpíada uma chance do governo pensar melhor nessa opção? Olha a beleza do Rio, os moradores de rua mancham essa beleza, por que o Governo não cria condições de vida melhores para os que moram na rua?
Ah, por favor, se você tem um banner, eu queria fazer parceria com você. Meu endereço de blog é: http://nandoblogart.blogspot.com/
Por favor, vá no menu "Contato" e comenta se você aceita ou não a parceria.
Infelizmente muitas pessoas ainda moram nas ruas. O exemplo de superação que você citou serve para mostrar que nunca é tarde para recomeçar(ou talvez começar) a vida. Muitas vezes nem percebemos essas situações, que são tão comuns nas ruas do país. Nossos governantes deveriam pensar melhor sobre a situação dessas pessoas, e investir na melhoria da vida delas.
www.blogdossub15.blogspot.com
Interresante o post...historia como essa fazem agente ter um pouco mais de sensibilidade com essas pessoas!
Mais em outros casos os drogaos tbm atrapalham o nosso "ceder"
Bom post..
Vou passar mais vezes aki...passa no meu tbm?
esses tempos fiz um post relacionado há isso, e o mais incrivel é que o IBGE não levam em conta essa parcela da população, que concerteza só cresce a cada minuto, triste mesmo, ainda mais quando a genti ve crianças e tudo mais.
Eu acredito que é extremamente importante discutirmos a respeito dos moradores de rua, afinal, há inúmeros deles em todas as cidades - logo ali, em frente às nossas casas - e eles vivem em condições sub-humanas.
Eles são normalmente tratadas com falta de respeito, mas muito deles são muito superiores a vários de nós: os anos nas ruas não os fizeram enfraquecer, tornarem-se frios. Um bom exemplo é este que você citou.
Penso que o Brasil precisa realmente de uma forte reestruturação social, na qual todos definitivamente tivessem direito a uma moradia onde tivessem condições mais dignas de viver.
Soa utópico, mas é sabido que com empenho é possível reverter essa complicada situação pela qual passamos.
E a dura realidade meu amigo =!
Mew, eu ando pelas ruas e a qtidade de pessoas que vejo que moram nas ruas não é pqna!
dá até raiva de sair ultimamente por este fato!
vi uma noticia parecida com essa a um tempo atrás. Realmente é muito bom ver quando coisas assim acontecem, mas com as oportunidades que o governo e os BRASILEIROS dao a moradores de rua, isso nao acontece sempre.
Nossa cara. Mais de um bilhão de moradores de rua. É muito triste.
É incrível o que "não se faz" pelo nosso país. Muitos aqui já falaram desse lance de gastar centenas de milhões de reais com olimpíadas, mas não dá pra passar em branco.
E ainda ligar a tv e ver os senadores ganharem aumento salarial e continuarem a roubar o dinheiro público...
País injusto.
Há 4 meses eu gravei um documentário sobre os moradores de rua.
Apresentamos para o pessoal da faculdade e a maioria deles se emocionou.
Assim que der certo, estarei postando ele em um dos meus blogs, conto com sua participação nos comentáriso.
Estamos gravando agora um sobre o lar dos velhinhos de tres lagoas.
Conto com seu apoio nele tbm.
http://aindamaisestorias.blogspot.com
http://estoriasmediocres1.blogspot.com
Aqui somos cada um por si e Deus por todos nós! Mais que em qualquer outro lugar, imagino!
Pra chegar, temos que nadar contra a maré! E olha que não é maré mansa nao! Haja resistência!
Parabens pelo blog!
Postar um comentário