São dois pra lá, dois pra cá...

Corpo. Movimento. Respiração.





Entre as manifestações físicas a dança se destaca pela sua simplicidade; em movimentos ritimico com o corpo, o homem reafirma seus sentimentos e permite viver novas experiências e emoções.


De onde vem esta prática milenar, que atravessa secúlos, e ganha novas formas em diferentes culturas e gerações?

Para os historiadores e a antropologia, é consenso que as primeiras manifestações de dança surgiram para incitar a conquista amorosa, constituindo assim um ritual que despertava a atenção do outro para si.


Com o passar do tempo a dança adquiriu diferentes significados, os egipicios dançavam para os Deuses, o índio para sinalizar que um integrante da tribo tornara-se um guerreiro, o homem do campo para felicitar sua colheita, o negro para expressar sua liberdade, os bailes de mascaras dava um tom clássico ao movimento corporal, e o cristão dançava nas ruas e nos salões o período que antecedia a "quaresma".



Quantas voltas a terra percorreu ao redor do sol, e hoje a dança mesmo dividida em estilos e culturas distintas, ainda traz fragmentos dos seus elementos primordiais; é possível ir á uma boate, um salão de uma gafieira ou ainda numa quadra de escola de samba e se deparar com o homem dançando alegremente e chamando para si a atenção do seu objeto de desejo.




"Enquanto houver dança há esperança" afirma uma comunidade do orkut com mais de 415 mil integrantes que afirmam que amam dançar. Detalhe: A categoria da comunidade é "Saúde, Bem-estar e Fitness ". Mais que uma paixão dançar também faz bem ao corpo e a mente.


E você? Sabe dançar?

14 comentários:

Erich Pontoldio disse...

Infelizmente o meu molejo não é dos melhores mas eu adoro me balançar e sacudir o esqueleto.
Acho muito bonito casais que fazem da dança um momento de perfeita harmonia.

Unknown disse...

não sou de dançar muito.
mas é muito bom, cada vez que vou dançar, eu volto mais aliviado, dançar deixa o corpo mais relaxado.

Jaque Lins disse...

Linda a foto do tango ;) dançar... tem coisa melhor, mas aposto que é uma das melhores

Bruno Alves disse...

Infelizmente o meu esqueleto não me traz bons modos de dança ,porém sempre que posso o balanço rsrs

Parabéns

Lays. disse...

Belo blog, texto bem desenvolvido, gostei bastante. É, dançar é lindo, ja tentei aprender a dançar tango sem muito sucesso, mas a minha sorte é que hoje me dia dançar numa boate não é muito complicado.
By the way: belas as fotos.

Jean Soares disse...

Dançar realmente faz bem, não sou nenhum dançarino, geralmente as músicas que ouço não tem coreografias. Mas lembro-me com satisfação que balanço, pulo de alguma forma me expresso, mesmo que timidamente,quando estou de bem com a vida e com a música.
Ótimo blog

abraços

Paty disse...

não sei dançar muito bem, mas gosto e tenho facilidade p/ aprender. Acho lindo, e dançar provoca sensções muito boas dentro de nós, nos faz feliz.
Deixo 2 frases sobre dança:
"A dança é uma tentativa muito rude de penetrar no ritmo da vida."
(George Bernard Shaw)
"A dança: uma expressão perpendicular de um desejo horizontal."
(George Bernard Shaw)

xis. disse...

Dançar é muuito da hora! Viajo na dança. Muito legal, um abraço!

Eduardo o/ disse...

Não sei dançar, as vezes eu tento, mas não tenho o "dom"

XD

se puder passa no meu blog

http://oarlecrim.blogspot.com

Unknown disse...

Dançar é muito bom mesmo, mas tenho que adimitir que minha coordenação motora não colabora comigo sabe :/

Assistam o programa "so you think you can dance" no canal "people & arts". Uma competição com ótimos dançarinos, vale a pena acompanhar!

http://anoragesky.blogspot.com/

Anônimo disse...

Bom, de dança não sei nada rs
Dentro do contexto, seu blog está maravilhoso!
Escreve e passa a informação muito bem ;*
Até.

Jel S. disse...

Admiro a dança como forma de sedução, e sempre que posso tento aprender outros ritmos.
Valeu por comentar no meu blog.
___
http://planetabandonado.blogspot.com/

stellamsm disse...

Ah, na realidade eu não danço muito não. Não tenho o talento rsrs. Sou do tipo de criatura que dança escondida rsrsrs, mas é bom. A dança tem o poder de extravasar o indivíduo.
Beijos :)

www.scrummiest.blogspot.com

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
adoro dançar e modestia a parte, danço muito bem!
Fico mais leve quando saio pra dançar!!!