LIBERDADE DE ESCOLHA?

Nada é mias elementar e fundamental ao ser humano do que a liberdade de escolhas. Impedir o exercício deste direito é comparável a institucionalizar o autoritarismo ideológico e o fundamentalismo despótico, que historicamente foram responsáveis por inúmeros genocídios, e ainda hoje faz vítimas em alguns países do oriente.



Se não defendermos a nossa liberdade quanto direito fundamental ninguém fará isso por nós.

No entanto varias pessoas tem discutido exaustivamente, uma “pseudo liberdade”, que garante o direito de opinião de uma parcela da sociedade, mas que inutiliza a liberdade de outras pessoas.

Em entrevista o vocalista da Banda Detonautas afirmou que ninguém é obrigado a aceitar e a conviver com homossexuais. E não é mesmo. Mas a partir do momento que expomos nossa aversão ao modo de ser de uma pessoa, colocamos a nossa liberdade de conviver ou não com as outras pessoas acima da liberdade de cada um ser como é.



Inicialmente foi tolerado aos olhos do mundo o posicionamento de Adolf Hitler dizendo que o mundo não era obrigado a conviver com a presença dos judeus. Após o holocausto, varias pessoas se demonstraram sensíveis ao genocídio, mas não foi possível resgatar as vidas perdidas pelo preconceito.

Hoje percebemos a formação de grupos de repúdio e intolerância a orientação sexual de cada indivíduo e algumas vezes a TV contribui para isso. Recentemente à marginalização dos grupos sociais em um programa televisivo popularesco tem chamado a atenção. Entre outras pérolas, já teve participantes dete reality show dizendo que o HIV só era transmitido por homossexuais e que um participante descendente de negro “nem era tão negro assim”.



É um equivoco atribuir a liberdade as ações deliberadas de pessoas que proclamam seu preconceito e sua intolerancia ao proxímo.Adimitir atos como estes é dar ao opressor o consentimento de hostilizar e assim oprimir as minorias.

Impossibilitados de ascender às fogueiras, condenar quem não segue sua cartilha, inseri-los em câmaras de gás, que tal institucionalizarmos o preconceito com um novo nome: LIBERDADE DE ESCOLHA! Liberdade?


11 comentários:

Unknown disse...

A liberdade é algo indispensavel para o ser humano... Belo texto cara !

Lew disse...

Lógico que todos tem liberdade de escolha porém, algumas coisas lhe são impostas por motivos maiores como: a lei, a sociedade (em alguns casoa, não todos), sua família, seu status, etc...

Sorte nossa que a grande maioria da nossa vida é feita por nossas escolhas individuais e sem a interrupção de terceiros!

é sempre bom ler a opinião dos outros e formular a sua própria para não ser mais um alienado no mundo!

Dois cubos de gelo disse...

é, é uma vergonha completa.Ter preconceito, com qualquer tipo de coisa, pessoas e etc. Cada um é o que quer ser, cada um pensa o que quer pensar. A liberdade de expressão, é para ser respeitada,aonde começa a do outro acaba a sua, entao vamos respeitar a opinião, os gostos e tudo dos outros. é isso ai (:

dá uma passada láa : http://www.doiscubosdegelo.blogspot.com/

Jefferson Reis disse...

Uma pessoa homoafetiva não escolhe ser assim. A homoafetividade é uma característica pessoal dela, dentro das necessidades sexuais, mentais e afetivas. Mas é muito difícil viver plenamente, quando se é homoafetivo, pois você tem que lutar contra muitas coisas e quebrar muitos tabus, com amigos,pessoas proximas e família.

Bullshit Rock disse...

Nada nem ninguém é totalmente livre em nenhum sentido em nenhum lugar do mundo...

Pelos quatro cantos ainda reina a hiprocrisia e a falsidade.

Three Cheers!

Anônimo disse...

Liberdade de expressão sim! Mas com moderação!

tollen disse...

O preconceito é um tema que deve ser discutido a fundo, pelas suas implicações sociais e culturais. Muitas pessoas dizem não ser preconceituosas, mas o assunto muda quando se fala em cota para negros. Igualmente os gays dizem ser uma minoria que é marginalizada, mas eles mesmo se põem a margem quando organizam um enorme grupo de atividades que só são permitidas ao público gay. Como disse, é um tema muito complexo.

Anônimo disse...

Tema polêmico mesmo, mas foi interessante tocar no assunto da liberdade. Já vi mais de uma vez gente que argumenta que a intolerância a homossexuais, negros e outras minorias é uma "liberdade de escolha". Os conceitos estão se invertendo convenientemente e merecem mesmo ser discutidos.

Moniky disse...

Acho um absurdo qualquer forma de preconceito..Todos temos SIM o direito de escolher o que bem entender-mos.!

Belo blog..
Se poder, passa no meu e comenta:

http://www.ultimamentira.blogspot.com/

Valeu!

pris disse...

A liberdade de escolha é o básico todos temos livre arbitrio, ja pre...conceito, seja lá com o q for é péssimo, então viva a liberdade de escolha, inclusive a de escolher respeitar o outro, qd algo q ñ me convem passa pelo meu caminho eu simplesmente sigo sem ofender nninguém, se ñ pisam no meu calo é lógico, mas sou bem tolerante!

Pool Pub disse...

Liberdade é o bem maior de cada indivíduo, pois com liberdade ele poderá escolher seu destino, usar o seu livre arbitrio para praticar o certo e o errado em sua concepção, e será responsável por tudo q praticar. Nunca seremos totalmente livres, mas temos q separar o que são nossas vontades e o que são forças da cultura, educação e sociedade.

Pool Pub - Sinuca Porto alegre