Capoeira

Luta, dança, e cultura popular! A capoeira, do tupi mato ralo, é uma manifestação cultural originaria da África que teve suas caracteristicas singulares desenvolvida aqui no Brasil. A concepção do capoeirista remete a imagem histórica de um guerreiro sem armas que corporifica o seu protesto em relação a falta de liberdade, e enfrenta seus adversário com sua ginga e seu espírito arteiro.
Hoje as rodas de capoeira resgatam os fragmentos que a memoria nacional não deve esquecer. Os jogos e as danças feitas por diversos capoeirista já não restringem a capoeira a um movimento pelo respeito a cor da pele. Brancos, negros, e mestiços praticam este esporte com a certeza que a luta racial foi a matriz histórica que caracterizou as desigualdades, e que hoje deve sacramentar a convivência de todas as etnias com respeito e dignidade.
A capoeira traduz no presente o respeito que se deve ter entre as etnias, para não se cometer os equívocos históricos que alardeou a memoria de um povo que merece respeito e dignidade em reciprocidade.

19 comentários:

Neuro-Musical disse...

Eu fico louco quando vejo uma roda de capoeira. Acho um jogo muito legal de se ver, mas nunca praticaria talvez por medo. Já ouviu falar do filme e do livro Besouro? É o maior sucesso e está nos cinemas! Trata exatamente sobre a capoeira. Vendo o trailer, parece até filme de Hollywood com os efeitos especiais. Ótimo post!

http://cerebro-musical.blogspot.com
http://twitter.com/felipe_damasio

mulherices disse...

Acho a capoeira uma manifestação cultural belíssima. Tanto pela origem (uma luta criada por escravos desarmados para se defender), quanto pela música e pelas suas relações com a religiosidade.

Uma roda de capoeira é um espetáculo.

Inez disse...

Acho a capoeira linda. Com esse post me faz gostar mais ainda por traduzir o respeito a todas as etnias.

Rayane Cássia disse...

A capoeira sem dúvidas se torna uma luta bonita por ser com guerreiros desarmados. Além de mostrar uma cultura muito bonita, e existir muito respeito dentre os lutadores.

Blog do Beto disse...

Muito bom vc postar sobre a capoeira, eu adoro capoeira!

Vini e Carol disse...

É um esporte sensacional.
São poucos os que se dão bem nessa arte, eu já tentei e não consegui.
Bacana o post, é raro ver algo sobre a capoeira na Blogosfera.
Abraço.

Cristiano Contreiras disse...

Parabéns pelo estilo, conteúdo e proposta do blog! volto mais e já seguirei, abs

Arnek disse...

Um dos esportes que tem que ser valorizados aqui no brasil espero que o filme besouro ajude

http://midiasocialbrasil.blogspot.com/

Alexandre disse...

O Brasil é uma mistura perfeita de culturas e costumes. Deus jogou tudo num liquyidificador: África, Europa, EUA, Ásia, etc. Deu isso aqui.

A Capoeira é mais uma dessas expressões de sincretismo que vem das massas.

XAH disse...

Falando de capoeira, aguardo ansiosamente o filme Besouro, como o cara aí de cima citou ;]

blog disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

quando eu era muleq jogava capoeira, era massa d+, mais agora não faço nada além de trabalhar e editar sites :)

Pedregulho'S disse...

Eu sempre quis lutar capoeira, mais como nunca pude, fiquei traumatizado

Esther disse...

adoro capoeira!!!! costumava gingar quando adolecente no recife antigo onde existem rodas belissímas de grandes mestres como o Daniel!

parabens por trazer um pouco desta beleza até nós!

Bruno vieira disse...

não conheço mto de capoeira,aqui no sul nao rola muito! mas bela matéria!

Unknown disse...

Nunca joguei capoeira, mas sempre vi meus amigos e familiares jogarem e sempre me remeteu as velhas brincadeiras de crianças.. e isso esta se perdendo com o videogame e a internet.

Nina disse...

acho capoeira um esporte dançado lindo :D

Lithium disse...

Acho a capoeira uma coisa tão interativa e gostosa de se ver, enfim, sei que não é pra mim. Porém, parabéns pra quem participa!

Tânia Meneghelli disse...

Oi Lopes!

Acho que a capoeira, apesar de suas raízes, já se transformou num símbolo brasileiro. Luta? Dança? Não importa. O que interessa é que é algo belíssimo de se ver.

Aproveito pra te desejar um super 2010!

Beijoca!