Solte as Bruxas!

Halloween.

De onde vem esta comemoração, que diverte e assusta varias pessoas em todo o mundo?



Originalmente o Halloween não tinha relação direta com o dia das bruxas "abrasileirado" ou com as travessuras que os garotos americanos fazem nesta data.

A "Hallow evening", ou noite sagrada se relaciona a festa dos mortos, um culto pagão praticado antes da era cristã e que celebrava ritos entre sacerdotes druida e seus antepassados. Com a era cristã, em 741 D.C, o papa vigente modifica a comemoração do "dia de todos os santos" do mês de maio, e passa para o dia 1 de Novembro. No dia anterior começava as comemorações da festa de todos os santos, que era chamada de All Hallow’s Eve.

O que notamos hoje no Halloween , ou na noite da bruxas, é uma correlação com os mortos que cede espaço para o uso de disfarces, fantasias, brincadeiras, e as tradicionais historias que amedrontam as crianças e divertem a todos.



A sociedade atual evidentemente tornou a data fonte de lucro, a exemplo de tantas outros comemorações.

Na dúvida, se é uma festa santa ou a noite das bruxas...

Solte as bruxas!

20 comentários:

Tudo Portátil disse...

O Haloween, para as crianças, oportunidade e sair na casa dos vizinhos procurando doces, para os adultos festas fantasia... na verdade depois de muito tempo essas data perdem o contexto real, como o natal, muitos esquecem o que significa o natal e trata como uma data para se reunir e trocar presentes.

GazzetaInsana disse...

Concordo com o comentário acima, mas tenho que dizer que adoro o halloween até hoje. Quando pequena era a data que mais gostava, talvez até mais que meu próprio aniversário. Eu e minhas primas saiamos para pedir doces no condominio inteiro... ;D
Muito bom o post!! Falou, abraços.

André disse...

Boa informação cara. Muitas são as opiniões de onde e quando surgiu o haloween.Aqui no brasil nem é tão comemorado assim, a não ser assistir um filmezinho de terror rs siga meu blog também valew

Karina Kate disse...

Você abordou uma cultura interessante. que ficou por muitas vezes nos trending topics do twitter. è engraçado como a gente pode cruzar varias crenças e suas culturas e seus conceitos, ja repararam isso. demais, bjos.

jmjasabia disse...

Eu sou wiccana.. Entao acredito em Samahain que é quase um halloween.

Cleiton Alves disse...

Eu acho interessante a influência de uma data como o Halowen em outros países...gostaria que fosse assim tmbm aqui no brasil!!!!

http://pontofinaloblog.blogspot.com/

Livia Queiroz disse...

Aaaaaaaaah eu adoro Halloween, mesmo sabendo de toda a mudança que houve da comemoração "original" até a que conhecemos hoje.
No fim das contas, todo o mistério que envolve a data, todo o tom assustador, faz dela uma das datas comemorativas mais divertidas do calendário!

Macaco Pipi disse...

MUITAS GOSTORURAS!

VAMO COME AS BRUXAS TUDO!

Wellington Silva disse...

Não sou mt a favor dessa data ; /
Vou Te Seguir, gostei dos assuntos, Parabéns
Visite o Meu Blog, Se Puder deixe um comentario e siga-o Também
http://sulpampa.blogspot.com/

Anônimo disse...

eu acho o halloween fantástico, sério mesmo. mexe muito com a imaginação seres mágicos e assustadores, pena que aqui não tem, eu adoro³

Unknown disse...

Halloween no Brasil não tem sentido nenhum, quem liga pro halloween?! Eu hein?! #FALOMESMO

brimks...

Acho uma data bem legal para ser valorizada e criarmos nossos proprios costumes para comemoração mas voltando a brimks quem liga não é mesmo?!

Wander Veroni Maia disse...

Cultura é uma coisa muito mutante. Um povo pega elementos ou fetas de um outro povo e sempre foi assim desde os primórdios. Gosto do Hallowen pela brincadeira que ele representa. Li q criaram o "Dia do Saci", uma espécia de Dia das Bruxas Caipira...rs...achei a ideia interessante.

Abraço

Anônimo disse...

ahh o halloween ñ faz parte d nossa cultora
entao ñ acho algo tão legal
mais o post ai informa algo bem interessante vlww

Fernando lopes disse...

Rachei com alguns comentarios...
Está valendo!

Regy Angel disse...

É incrível como as datas acabam não passando de mero consumismo.
De qualquer forma, achei legal saber a origem.

Obrigada pelo comentário e pela visita.

Wellington disse...

Aproveitei para assistir Abracadabra da Disney lançado em 1993 hihihi estava com saudade das bruxas de Salen hihihi
Adorei sua postagem pois não entendia bem esse negócio do dia de todos os santos hehehe

Grande abraço e sucesso com seu blog! Visite o meu blog! neowellblog.wordpress.com =)

Diogo C. Scooby disse...

Assim como outras datas de celebração ( como o natal por exemplo) era uma festa anterior ao cristianismo, e também virou uma maneira de se girar a economia. Aqui no Brasil tentaram implantar o Dia do Saci, mas eu nem sei a quantas anda!! Acho mais fácil a gente assimilar a cultura dos EUA do que utilizar a nossa.

Lalli Carvalho disse...

eu não gosto do halloween. Talvez se eu morasse nos EUA eu até curtisse, pq lá é total diferente aqui do brasil.

Rafa disse...

Muito bom texto, até salvei no meu pc como fonte de pesquisa, perfeito.. as imagens tb ficaram show

http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/11/enesima-potencia-do-amor.html

Marcelo disse...

O dia de Halloween e um dia muito massa.Um dia em q tem varias festas.

www.distritovirtual.net