O que está acontecendo?



Catástrofes naturais.
 Nenhum local no planeta está isento de se transformar num cenário de destruição ocasionado por desastres naturais. As belas paisagens que ilustram cartões postais podem protagonizar cenários de desespero e destruição. Nos últimos dias um terremoto no Haiti provocou a morte de milhares de pessoas pertencentes a diversas nacionalidades.
Longe de considerar que esta é uma realidade exclusivamente de outros países, aqui no Brasil, no mês de Janeiro de 2010, um deslizamento de terra em Angra dos Reis provocou a morte de varias pessoas após a comemoração do ano novo. Outras pessoas foram vítimas dos desabamentos e das enchentes que marcaram o início de 2010. Especialistas falam em áreas de risco, mas qual a margem de segurança que temos sobre as catástrofes naturais?
Não existe local isento de riscos.

Em meio aos avanços tecnológicos, a supremacia do homem moderno mediante a evolução digital tornando real o que as civilizações anteriores sequer ousaram imaginar, um tremor de terra, um deslizamento, enchentes provocadas pela chuva, dentre outros efeitos naturais é capaz de tirar a vida de centenas, de milhares de pessoas. Nada mais vunerável do que a sociedade pós moderna e informatizada.
Enquanto vários cientistas discutem se estas catástrofes são ocasionadas pela ausência de preservação ambiental, colocando em questão se o aquecimento global ocorre ou se é especulação política, nós assistimos em nossas TVs desastres ambientais como este, á espera que um dia os avanços científicos nos possibilitem desenvolver ações que reduza os impactos ocasionados por essas tragédias, e quem sabe futuramente o governo não espere que um deslizamento mate dezenas de pessoas e só depois retire os sobreviventes das  áreas consideradas de risco a titulo de solidariedade.

28 comentários:

Júlia '♥' disse...

o negócio é uma combinação de três coisas: desastres naturais (em relação aos quais não podemos fazer nada pra impedir, como o caso no Haiti; aquecimento global (como essas chuvas superfortes e inesperadas) e falta de consciência da população, que constrói suas casas em lugares inadequados. Todos os casos são realmente tristes, o caso é colocar a compaixão pra ajudar e ter em mente os riscos que nossas atitudes podem nos acarretar =)

William Correa disse...

e pensar que a um tempo atraz a gente nem sabia destas coisas ou não vinham tao atona assim
eu acho que enquanto o homem nao começar a sofre mesmo na pele nao vai mudar (leia -se conferencia de compenhague)conversas e mais conversas e nada foi feito de fato ,o importante então e a gente fazer a nossa parte!
aguardo sua visita
www.ruivosuburbano.blogspot.com

Mattheus Rocha disse...

Deixando de lado as catástrofes naturais, que são inevitáveis, é relevante citar o aspecto de que o ser humano não tem supremacia sobre a natureza. Não respeitá-la acaba gerando problemas muito grandes e não é devaneio nenhum afirmar que isso pode acabar com nossa existência.

Anônimo disse...

BOM MUITO LER ESTE TEXTO, REALMENTE ESTAMOS VENDADOS E NÃO CONSEGUIMOR ENCHERGAR NADA,A MIDIA NOS MOSTRA 'AQUECIMENTO GLOBAL", A INTERNET NOS MOSTRAS FARÇAS GOVERNAMENTAIS, INTELECTUAIS ACREDITAM EM UMA NOVA ORDEM DE GOVERNO QUE MANIPULA TUDO ISTO, EM QUEM ACREDITAR? A QUEM REZAR? A FÉ DE ALGUMA FORMA NOS MOTIVA A CRER EM DEUS COMO A SALVAÇÃO DE TODAS MENTIRAS E IMPUREZAS,PARABENS PELO TEXTO E VOLTAREI MAIS VEZES,BLOG COM CONTEUDO É OUTRA COISA.


VISITA O MEU LA ,SE GOSTAREM FIQUEM POR LA.

WWW.CONTEMPORANEOEINDISCRETO.BLOGSPOT.COM

Unknown disse...

É a terra respondendo...
Estamos colhendo o que plantamos!

Abraços

Millena disse...

O homem desmata e a natureza tem respondido, mas o homem não enxerga.

Sequelanet disse...

Adivinha de quem é a culpa? Tudo nossa. 2010 mal começou e já teve várias tragédias e desastres. Fico com medo do que vem por aí.

Andre disse...

Infelizmente o Homem ainda pensa que tudo pode (ter, ser, transformar ...), a maior dúvida agora é ... será que podemos nos "transformar" a tempo de garantir que futuras gerações não percam tudo o que pudemos viver e ver?

Esther Saldanha disse...

O mau planejamento das construções civis é o principal motivo pelo qual esses desastres deixam tantos mortos e feridos. O Desenvolvimento sustentável ainda está em lento andamento, torçamos para que ele logo se estabeleça, isso ajudaria muito.

Bullshit Rock disse...

Ultimamente tem acontecido tanto neah? =/

Acho que é a Terra querendo se vingar =S

Estou seguindo.

papodemulher.g.br disse...

Foi muitissimo triste ir dormir depois das festas de reveillon e acordar com o noticiario de Angra.
Foi muito triste ver a cidade historica do interior de SP em ruinas apos as chuvas, dissolvendo um vasto patrimonio cultural.
Esta sendo demasiadmente triste assistir aos jornais onde vemos o horror deum país dizimado.
As catastrofes naturais estao mesmo intimamente ligadas ao homem e seu progresso. É dificil acreditar que avancamos tanto em tecnologia e ao mesmo tempo regredimos em humanidade.
Lamentavel.

...

O Brasil e o mundo sofre uma perda irreparavel com a morte de Dona Zilda Arns.

Unknown disse...

Agora to vendo várias reportagens acerca disso, será que acordamos?

Abraços

PCN disse...

O engraçado é que todo ano acontece coisas parecidas. No mundo de hoje, quem esta seguro?

Só não podemos deixar o medo tomar conta de nós, senão não vivemos.

Abraços,
http://papeisriscados.blogspot.com/

Diego Augusto disse...

Colhando apenas que plantamos...
E um prazer ver alguem preocupado com isso hoje em dia!!!
parabens ai kra!

Guilherme Bayara disse...

Concordo com a Maci.
Devemos primeiro concientizar a população sobre suas ações e seus impactos no ambiente.

Eu acho que não podemos ficar simplesmente dizendo "Os governantes não fazem nada" - que é o que a maioria esmagadora faz - e começar a fazer algo por conta propria.

Não podemos impedir desastres naturais, eles empre aconteceram e sempre acontecerão, podemos é gerar uma melhor infra-estrutura para que fiquemos mais seguros quando eles ocorrerem.

kbritovb disse...

pior que isso é ouvir dizerem
vamo tentar alcançar tais metas até 2020, 2050
e agora? como fica?
o mundo ta indo pro buraco e ponto.

Malu e Eliana disse...

Muito bom esse texto, eu concordo totalmente com vc, as pessoas esperam acontecer para agir, e com isso muitas pessoas morrem.

Melissa disse...

Tenho estudando muito sobre impactos ambientais, aquecimento global na faculdade.
Por fazer arquitetura, onde a construção civil é a atividade humana que mais emiti CO2, temos que estar ciente do que pode ocorrer como execesso de CO2 e outros poluentes.
Muitos não enxergar que seus pequenos atos como: jogar lixo na rua, nos corregos, o mau uso da energia, água, são um dos responsaveis pelo o tão polemico aquecimento global.
Achei interesse o texto, é bom saber que há pessoas que se preocupam com o meio ambiente.
Ótima divulgação, parabéns!

;*

Daniel Silva disse...

isso se chama retribuição. o mundo está dando o troco no homem.

Fê Gugelmin disse...

Dente por dente, olho por olho, nao?!
passa lá!

Unknown disse...

O homem ja fez muito mal a natureza, entaun,a natureza ta dando o troco

Inez disse...

A ação do homem está destruindo a natureza. Está certo que não podemos controlar a natureza, mas o desmatamento e a impermiabilização do solo estão contribuindo e muito para a ocorrência dos desastres naturais.

Sequelanet disse...

2010 é a era do terremotos. Terremoto no haiti,venezuela,argentina e el salvador.

Gutt e Ariane disse...

Do que adianta morar num país com potencial para tudo e não saber utilizar os recursos naturais com propriedade?
Fica dificil... e a natureza, mostra-se implacavel após tantas agressões!

Tânia Meneghelli disse...

Gostei da postagem, bem oportuna. Acho que esse é um assunto complexo, que envolve um montão de questões. Penso que o esforço conjunto seja fundamental pra melhorar essa situação, sabe? De um lado o poder público, indo além da arrecadação de impostos e cumprindo seu papel com fiscalização, manutenção, enfim, assegurando o direito que todo cidadão tem de viver de maneira segura e digna. De outro lado, o próprio cidadão precisa se conscientizar dos deveres que também têm, preservando o meio ambiente com atitudes civilizadas de fato. Invasão de terras inadequadas à construção e sujeira pra todo canto não dá outra, né? É calamidade na certa. Está mais que na hora de cada um fazer sua parte direito, isso sim. Beijoca!

Pobre esponja disse...

A Natureza é imprevisível. O homem, que tem cérebro, muda muita coisa que não deveria.
Resta-nos rezar para que a Ciência e a Consciência Social cresçam - e para que todos nós estarmos sempre no local certo e na hora certa.

abç
Pobre Esponja

mulherices disse...

Como foi dito, não há lugar no planeta totalmente livre de catástrofes naturais. Eventos como o terremoto no Haiti, para o planeta, não passam de uma ligeira acomodação das tais "placas tectônicas". O planeta está em constante movimento e mudança, sujeito a variações de temperatura e outros eventos, independente da ação humana.

Cangaceiro Surfista disse...

isso tudo é um processo de defesa da terra, acredito que um tipo de reciclagem natural, ela retira o fator nocivo(nós)através de todos esses acontecimentos =~~