Capoeira

Luta, dança, e cultura popular! A capoeira, do tupi mato ralo, é uma manifestação cultural originaria da África que teve suas caracteristicas singulares desenvolvida aqui no Brasil. A concepção do capoeirista remete a imagem histórica de um guerreiro sem armas que corporifica o seu protesto em relação a falta de liberdade, e enfrenta seus adversário com sua ginga e seu espírito arteiro.
Hoje as rodas de capoeira resgatam os fragmentos que a memoria nacional não deve esquecer. Os jogos e as danças feitas por diversos capoeirista já não restringem a capoeira a um movimento pelo respeito a cor da pele. Brancos, negros, e mestiços praticam este esporte com a certeza que a luta racial foi a matriz histórica que caracterizou as desigualdades, e que hoje deve sacramentar a convivência de todas as etnias com respeito e dignidade.
A capoeira traduz no presente o respeito que se deve ter entre as etnias, para não se cometer os equívocos históricos que alardeou a memoria de um povo que merece respeito e dignidade em reciprocidade.